Olá! Vou retornar a colocar aqui as receitas testadas.
Há algum tempo comi um nhoque com molho de limão em um restaurante que fiquei com água na boca, e desde então venho testando receitas para tentar achar alguma mais parecida. E esta foi a melhor de todas, tirando a cebola que é colocada em cima, o molho ficou igualzinho! Fiquei super feliz!!!
Consegui esta receita no livro: 400g - Técnicas de cozinha. Autores: Betty Kövesi, Carlos Siffert, Carole Crema e Gabriela Martinoli. É um excelente livro!!! Recomendo!
Aqui está a receita:
INGREDIENTES:
50g de manteiga sem sal
2 cebolas fatiadas
raspas de 1 limão-siciliano
raspas de 1 limão Taiti
suco de 1/2 limão Taiti
50 ml de vinho branco seco
500 ml de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino moída na hora
MODO DE PREPARO:
Numa panela, aqueça a manteiga e sue a cebola, adicionando sal para que perca a umidade, até quase dourar.
Retire a cebola e reserve.
Na mesma panela, coloque a raspa e o suco de limão e cozinhe por mais 1 minuto.
Adicione o vinho branco e reduza.
Junte o creme de leite e cozinhe até a consistência de nappé leve.
Ajuste o tempero e sirva com a massa, com a cebola por cima.
Sirva com spaghetti.
Farfale com molho de cremoso de limão |
Existem raladores específico para cítricos que tem as lâminas bem finas que evitam que se rale a parte branca das frutas, O resultado fica muuuito melhor pois sem o branco, as raspas não amargam. Aqui está o meu. Reparem na foto que as raspas não tem nada do branco, e as frutas não perdem toda a sua cor.
ALTERAÇÕES:
Eu não tinha spaghetti em casa, então fiz com farfale (gravatinha) e aprovei. O formato da massa ajuda a trazer o molho para a boca. Se eu repetir esta receita com spaghetti coloco as observações aqui.
Outra mudança que eu fiz, só a percebi agora ao digitar a receita: usei o suco de 1 limão inteiro. Mas não achei que ficou forte, gostei muito e achei o mais parecido com o do restaurante.
No restaurante foi servido queijo parmesão à mesa, então aqui já adicionei o parmesão à massa, por cima da cebola.
E não resisti ao bacon que estava na geladeira, acabei fritando alguns cubinhos e acrescentei por cima de tudo. Bacon é Bacon!!!! Não tem como ficar ruim!
Possíveis dúvidas:
Suar a cebola: Submeter o alimento a aquecimento gradual, possibilitando que seus sucos sejam trazidos para o exterior, sem, no entanto, deixá-los pegar cor.
Nappé: Consistência de molho quando este recobre as costas de uma colher com uma camada fina e translúcida. e ao fazer um risco com o dedo o traço permanece intacto.
Receita SUPER APROVADA por todas as pessoas que experimentaram. Espero que vocês também gostem!!!
Bom apetite e até a próxima.
Hélvia Silveira