Fiz esta receita na sexta-feira para o almoço aqui em casa. Servi com um espaguete ao alho e óleo (com bastante alho, manteiga no lugar do óleo e muito parmesão de excelente qualidade) delicioso!
Tirinhas de alcatra |
Segue a receita:
INGREDIENTES:
1 filé de alcatra com 2,5 cm de altura, cerca de 600g
5 galhos de tomilho - ou 1 colher (sopa) de folhinhas de tomilho fresco
2 dentes de alho amassados
80 ml de azeite de oliva extravirgem
a casca e o suco de 1/2 limão siciliano
1/2 colher (chá) de sal
pimenta-do-reino moída na hora
MODO DE PREPARO:
Ponha para esquentar uma grelha ou uma panela de fundo pesado. Tire a gordura ao redor da carne.
Pincele a carne com óleo para evitar que ela grude na panela ou na grelha. Cozinhe por 3 minutos de cada lado e depois por mais 1 minuto de cada lado para uma carne malpassada; o limão vai "cozinhá-la" um pouco mais.
Enquanto a carne cozinha, coloque as folhinhas de tomilho, alho, azeite, casca e suco de limão, sal e pimenta-do-reino numa vasilha grande e rasa.
Quando a carne estiver pronta, transfira para a marinada e deixe por 4 minutos de cada lado. Remova para uma tábua e corte fatias finas na diagonal.
Rende 4 porções.
FONTE:
Livro: Nigella Express - Receitas rápidas e saborosas
Autora: Nigella Lawson
Editora Ediouro
Aqui a carne depois de selada na frigideira e já na marinada
Aqui ela fatiada. Repare que ela está bem mal passada. Se não gostarem dela assim aumente o tempo de grelhar a carne até que alcance o ponto desejado.
Eu voltei a carne para a marinada para ela "cozinhar-se" um pouco mais. Dá para ver a diferença pela primeira foto postada.
A autora menciona que aprendeu este método de preparo com o agente dela, Ed Victor. E ele utiliza orégano no lugar do tomilho (mudança feita pela Nigella). Fique à vontade para usar as ervas que preferir, diz ela. E ela serve este prato com brócolis, cozidos rapidamente, escorridos e deixados na marinada depois que a carne é fatiada. E diz também que ficam ótimos também mais tarde, frios.
Foi unanime! Todos gostaram! A carne fica super macia!
A única observação feita foi quanto a espessura do corte, todos achamos que deveria ter sido cortada mais finas, principalmente por causa do ponto da carne.
A única observação feita foi quanto a espessura do corte, todos achamos que deveria ter sido cortada mais finas, principalmente por causa do ponto da carne.
É um preparo que deve ser servido imediatamente após o corte, para que não perca mais temperatura (ela começa a esfriar ao ir para a marinada). Outra sugestão de serviço é servi-lá à temperatura ambiente, como se serve o rosbife, para tira-gosto, e aí além de cortá-la mais fina, também cortar em tamanho menor.
Espero que aproveitem esta nova (pelo menos para mim) técnica de preparo de carne.
Bom apetite!
Hélvia Silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário aqui.